Quem Somos

Home / Quem Somos

NOSSA  HISTÓRIA

Idealizado pela pedagoga e musicista Léia Grechi, o Instituto Musical Viva Arte é a realização de um sonho para criar um diferencial na educação musical.
Lecionando desde os treze anos de idade para crianças, jovens e adultos, em 10/01/2009 concretizei a abertura deste espaço dedicado a esta arte tão sublime que é a música.
No Instituto Musical Viva Arte, temos como objetivo principal o desenvolvimento do aluno de forma global, fazendo do ensino musical um meio multidisciplinar na formação geral do educando.
Em seu constante crescimento, buscando o melhor para seus clientes em janeiro de 2017 inauguramos a segunda unidade criada especialmente para atender jovens e adultos.
Em sua antiga sede nasce um ambiente inovador e acolhedor para o público infantil em que atendemos bebês a partir dos quatro meses de idade e crianças em um espaço dedicado com muito amor e carinho para elas.

NOSSA  MISSÃO

Desejamos formar músicos profissionais e amadores transmitindo com clareza e exatidão os conhecimentos musicais para que os mesmos alcancem a satisfação no aprendizado.

NOSSA VISÃO

Nossa didática é diferenciada e aprovada por nossos alunos, contamos com o apoio de métodos que possibilitam ao aluno um aprendizado global de forma gradativa.
Nosso aluno é tratado de forma única respeitando seu desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social.
Somos uma escola inclusiva, em que predomina o respeito, carinho, compreensão e individualidade de cada ser humano.

NOSSOS VALORES

Desejamos ser reconhecidos pela excelência de nossos serviços na área da educação musical priorizando a satisfação de nossos clientes com as modalidades escolhidas e que o aprendizado se torne prazeroso e funcional.

NOSSO DIFERENCIAL

Professores formados e especializados nas mais modernas pedagogias nacionais e internacionais.
Instalações apropriadas e aulas criadas com todo cuidado e carinho para nossos alunos.
Aulas especiais criadas para a terceira idade buscando sempre benefícios para a melhora da saúde, bem estar e qualidade de vida.
Metodologia própria criada a partir do estudo das melhores abordagens pedagógicas do mundo que deram origem ao sistema de ensino L&D aprovado e utilizado em diversas escolas parceiras do Brasil.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

De acordo com a teoria do psicólogo americano Howard Gardner, a música vem sendo tratada como uma das múltiplas inteligências do ser humano. Ela é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro.
É preciso educar a criança num ambiente acolhedor, que favoreça o uso de diferentes formas de expressão, jogos, apresentação de objetos coloridos e contato com novas experiências para estimular o desenvolvimento neural e ampliar as conexões e funções cerebrais.
Expor a criança desde cedo à ambientes ricos em estímulos musicais e que favoreçam essas conexões, as prepara para desenvolver importantes habilidades dentro dos diversos aprendizados no decorrer da vida, como raciocínio lógico matemático, linguagem, e etc.
Ao Instituto Viva Arte cabe criar o ambiente perfeito propício para que o aluno aprenda, improvise e crie suas próprias músicas se assim desejar
Nossos professores estão capacitados para este tipo de aprendizagem para o ensino da música, ajudando cada aluno a vivenciar uma experiência única, compreensível e agradável independente do instrumento a ser aprendido.

LÉIA GRECHI

Léia Maria Galioni Grechi, 40 anos, fundadora do grupo Viva Arte, um espaço dedicado às atividades de formação musical e pedagógica.
Formada em Pedagogia e Administração Escolar pela Universidade Cidade de São Paulo.
Cursou pelo Orff Institut de Salzburgo e Societá di musica italiana em Verona – Pedagogia Orff
Criadora de um novo conceito educacional musical ao unir a abordagem pedagógica de Loris Malaguzzi – Reggio Emilia, Itália e abordagem Emmy Pikler na Association Pikler Locsy, França.
Graduada pela AOSA – American Orff Schulwerk Association em Pedagogia Orff e Member of AOSA, uma organização profissional de educadores dedicada a abordagem de movimento e música criativa desenvolvida por Carll Orff e Gunild Keetman.
Mestranda pela The University of the Arts of Philadélphia em The Master of Music in Music Education.
Autora do projeto “O processo musical no desenvolvimento de crianças com lesões neurológicas” apresentado nas conferências mundiais da ISME – julho/2014 e na EAS – European Association for Music in Schools, em Leuven/Bélgica abril/2013, Nicosia/Chipre maio/2014. O Bebê e a Música – O despertar musical no I Congresso Nacional da Rede Pikler – RJ agosto/2018 e Reggio Emilia’s approach as a tool for the construction of musical education Suécia – Malmo/2019.

TECENDO IDÉIAS, CONSTRUINDO SABERES….

SISTEMA DE ENSINO MUSICAL L&D

Esse projeto é a realização de um sonho, a ideia de escrever para crianças surgiu quando comecei a musicalizar minhas filhas, Larisse e Sophia, hoje com 12 e 16 anos, como fazer para que elas entendessem os conceitos musicais de uma forma eficaz? Foi então que as idéias começaram a surgir, as brincadeiras, os jogos feitos ainda com cartolina, canetinha e finalmente os métodos, algumas folhas soltas com desenhos e notas coloridas.
E isso fez tanto sentido, que minhas filhas aprenderam de uma forma tão natural, no início para o aprendizado do piano, depois começaram a explorar os demais instrumentos como violão, violino, a família da flauta doce, o canto, e hoje elas tocam qualquer instrumento de qualquer família, pois a base foi sólida, com resultados positivos.
E porque não levar isso a todas as crianças do Brasil? Do mundo? Sim, é possível aprender música brincando, e essa é a nossa proposta baseada nas melhores pedagogias do mundo.
O projeto A turma da ilha do som, é baseada nas propostas humanista e construtivista, na visão de Célestin Freinet, é ter a capacidade de desenvolver plenamente todas as capacidades da criança, tendo como concepção o bem estar e a dignidade da criança como ser humano. Assim como as idéias de Jean Piaget, onde procura instigar a curiosidade já que a criança é levada a encontrar respostas a partir de seus próprios conhecimentos de sua interação com a realidade e com os colegas.
E para unir todas essas paixões – música e educação, em 2015, fui apresentada a abordagem de Loris Malaguzzi – Reggio Emilia, onde as múltiplas potencialidades de cada criança devem ser atendidas em sua individualidade sendo protagonistas na construção de seu conhecimento. A criança se constitui pela interação com outras crianças, com os adultos, com o meio físico, social e ideológico.
Por isso a importância das brincadeiras principalmente as tradicionais da cultura de cada país caracterizados pela natureza lúdica e a quebra de paradigmas tradicionais de educação.
Para a realização desse projeto eu e meu sócio Danilo Alvarenga, idealizamos toda a construção do sistema de ensino L&D. Nossa parceria aconteceu da união de um único ideal, como fazer música com qualidade e responsabilidade, cada qual na sua especialidade, na sua área, com seu conhecimento, com suas habilidades, nerdices e chatices kkkk, brincadeiras a parte, com muito amor envolvido em cada detalhe desse grandioso projeto, com nossos colegas parceiros convidados a estarem conosco nessa jornada, nasceu um material rico em conteúdos, melodias e arranjos, brincadeiras, atividades para alunos e educadores tão apaixonados pela música quanto nós.
Aproveite cada música, cada página, cada detalhe, com a paixão de musicalizar cada pequenino ser que chegar em suas mãos.
Sucesso em sua jornada musical, com carinho Léia Grechi & Danilo Alvarenga
e … A turma da ilha do som, que a cada dia cresce mais e mais!